Qual o desafio das políticas climáticas no Brasil?

Apresentação e Painel

Sobre el evento

Ao longo da semana gLOCAL, O CPI/PUC-Rio pretende apresentar os maiores desafios das políticas climáticas no Brasil, focando em cinco agendas: conservação, energia, instrumentos financeiros, infraestrutura e agricultura sustentável. O evento contará com cinco sessões apresentando os principais pontos de cada área, com base em informações advindas de monitoramento e avaliação (M&A), e pesquisas aprofundadas de economia e governança desenvolvidas pela organização. Cada sessão também contará com painel de especialistas em cada área do setor público, privado e terceiro setor.

Sesión

Apresentação e Painel
31 de Mayo, 2021 10:00 AM - 11:30 AM
O Brasil possui vasta experiência com políticas públicas para combate ao desmatamento na Amazônia. Esta sessão trará um resumo do que já aprendemos sobre a efetividade dessas políticas a partir de avaliações de impacto. A sessão contará com a participação de especialistas com experiência no setor público (Ministério do Meio Ambiente, Ibama) e com atuação na sociedade civil.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Francisco Oliveira Ex-diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA Francisco Oliveira é ex-diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento do MMA
Clarissa Gandour Coordenadora de Avaliação de Política Pública, Conservação Clarissa atua como Coordenadora de Avaliação de Política Pública com foco em Conservação no CPI Brasil e é Doutora em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com foco em Desenvolvimento Econômico e Microeconomia Aplicada.
Gabriel Lui Coordenador do Portfólio de Uso da Terra do Instituto Clima e Sociedade (iCS) Gabriel Lui atua como Coordenador do Portfólio de Uso da Terra do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e é ex-coordenador geral de políticas de combate ao desmatamento do MMA e ex-diretor do ICMBio.
Claudio Almeida Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas / INPE Claudio Almeida atua como Coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas no INPE.

Apresentação e Painel
31 de Mayo, 2021 14:00 PM - 15:30 PM
A pecuária no Brasil é bastante improdutiva, obstruindo desenvolvimento e aumentando o desmatamento. É fundamental, portanto, identificar políticas que aumentem a produção de gado para promover o crescimento sustentável do setor pecuário. Essa sessão irá apresentar os achados de um estudo de RCT sobre o ABC Cerrado, um programa de grande escala lançado em 2014 com o objetivo de fomentar a adoção de tecnologias sustentáveis. A avaliação documenta o impacto de duas iniciativas de extensão diferentes (assistência técnica e treinamento) na produtividade da pecuária no Brasil. Essa sessão contará com a participação de especialistas do Banco Mundial, MAPA e/ou SENAR.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Arthur Bragança Coordenador de Avaliação de Política Pública, Agricultura Sustentável e Infraestrutura Arthur Bragança atua como Coordenador de Avaliação de Política Pública com foco em Infraestrutura e Agricultura Sustentáveis no CPI Brasil, e é professor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É Doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Bacharel em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Fabiana Villa Alves Coordenadora Geral da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista do Ministério da Agricultura Fabiana Villa Alves é Coordenadora Geral da Coordenação-Geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista do Ministério da Agricultura.
Paulo Barreto Pesquisador Sênior Paulo Barreto é pesquisador sênior do Imazon.
Barbara Cristina Noronha Farinelli Senior Agriculture Economist Barbara Cristina Noronha Farinelli é Senior Agriculture Economist no Banco Mundial.

Apresentação e Painel
1 ° de Junio, 2021 10:00 AM - 11:30 AM
Essa sessão apresenta pesquisas do CPI/PUC-Rio em parceria com o Banco Central do Brasil sobre como nossa principal política agrícola, o crédito rural, impacta a produtividade, o uso da terra e o desmatamento. Os estudos mostram que aumentos na oferta de crédito rural elevam tanto a produtividade do trabalho quanto da terra. Os impactos de maior intensificação e de melhor uso da terra em resposta à maior disponibilidade de crédito estão mais associados com pequenos produtores. O crédito rural pode reconciliar produção e conservação, promovendo ganhos de produtividade e mitigando as pressões sobre a vegetação nativa. Essa sessão contará com a participação de especialistas do Banco Central, Agroicone e Ministério de Economia.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Priscila Souza Coordenadora de Avaliação de Política Pública, Instrumentos Financeiros Priscila Souza atua como Coordenadora de Avaliação de Política Pública com foco em Instrumentos Financeiros no CPI Brasil, e também como Professora Adjunta de Gestão Pública da Columbia University de Nova York. Priscila obteve os títulos de doutorado, mestre de filosofia e mestre de artes em Economia pela Universidade de Yale, mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV-RJ) e graduação Magna Cum Laude em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Cláudio Filgueiras Chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro (DEROP) Cláudio Filgueiras atua como chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações do Crédito Rural e do Proagro (DEROP).
André Albuquerque Sant'Anna Economista André Albuquerque Sant'Anna atua como economista no BNDES.
Leila Harfuch Sócia-gerente Leila Harfuch é sócia-gerente da Agroicone.

Apresentação e Painel
1 ° de Junio, 2021 14:00 PM - 15:30 PM
Essa sessão tem o objetivo de discutir o uso das práticas de monitoramento e avaliação (M&A) nas políticas públicas relacionadas ao Setor Elétrico Brasileiro (SEB). A sessão contará com apresentações de práticas de M&A que estão sendo implementadas no setor e debate sobre as dificuldades e barreiras para promover políticas baseadas em evidências SEB. Essa sessão contará com a participação de especialistas da agência regulatória do setor (ANEEL), do Ministério de Minas e Energia (MME), de pelo menos uma concessionária de distribuição e do GIZ.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Amanda Schutze Coordenadora de Avaliação de Política Pública, Energia Amanda Schutze atua como Coordenadora de Avaliação de Política Pública com foco em Energia no CPI Brasil, e leciona na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 2013, onda dá aulas sobre economia do setor público. Possui doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado pela Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV-RJ) e graduação em Economia também pela PUC-Rio.
Agnes M. da Costa Chefe de Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia Agnes M. da Costa é Chefe de Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios do Ministério de Minas e Energia.
Maria João Rolim Sócia escritório Rolim, Viotti, Goulart Cardoso advogados e Presidente da Comissão de energia da OAB/SP Maria João Rolim é sócia do escritório Rolim, Viotti, Goulart Cardoso advogados e Presidente da Comissão de energia da OAB/SP
Rebeca Regina Regatieri ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Rebeca Regina Regatieri participou da coordenação técnica da Casa Civil da Presidência da República na elaboração dos Guias prático de avaliação de políticas públicas, doutoranda na EESP.
Membro Convidado Representante da Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética (SPE) da ANEEL ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Temas

Académicos Oficiales de gobierno Organizaciones sin fines de lucro Sector Privado Hacedores de política pública Estudiantes

Detalles del evento

Iniciar sesión