Programa de Dados Abertos da Prefeitura de Fortaleza: ferramenta de inovação, empreendedorismo e transparência

Mesa

Sobre el evento

O Programa Dados Abertos é parte da política de Fortaleza como cidade inteligente e tem como objetivos promover a publicação da base de dados dos órgãos da administração pública direta e indireta em formato aberto, de forma a aprimorar a cultura da transparência no setor público e, “principalmente”, com a abertura das bases de dados, permitir o desenvolvimento de novas tecnologias e de inovação nos setores público e privado, fomentando, desta forma, novos modelos de negócio que auxiliem no desenvolvimento social e econômico da cidade. Esta mesa contribui para a discussão do desenvolvimento de capacidades de avaliação no nível organizacional e sistêmico.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Luiz Alberto Sabóia Presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza Graduado em Administração de Empresas, com especialização em Tecnologia da Informação, é mestre em Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará. É professor vinculado ao Departamento de Pesquisa e Inovação da Universidade de Fortaleza.
Christina Machado Secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza Mestre em Administração e Controladoria pela FEAAC/UFC, doutoranda em Dinâmica dos Oceanos e da Terra pela Geociências/UFF e cursa especialização em Políticas Públicas para Cidades Inteligentes (SmartCities) pela USP. Com experiência na gestão pública desde 2003.
Victor Pereira do Nascimento Santos Cientista de Dados do Instituto de Planejamento de Fortaleza Possui graduação em Física, mestrado em Física e doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com estágio de pesquisa na Pennsylvania State University (2013). Atualmente está na equipe do Observatório de Fortaleza e é um dos coordenadores técnicos do Atlas do Capital Humano.
José Eurico de Vasconcelos Filho (moderador) Diretor de Cidadania e Cultura Digital da Coordenadoria de Ciência Tecnologia e Inovação de Fortaleza Doutor em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Mestre em Informática Aplicada (Inteligência Artificial) pela Universidade de Fortaleza. Diretor de Cidadania e Cultura Digital da Coordenadoria de Ciência Tecnologia e Inovação – CITINOVA.

Temas

Académicos Oficiales de gobierno Organizaciones sin fines de lucro Sector Privado Público en general Hacedores de política pública Practicantes Estudiantes

Detalles del evento

Iniciar sesión