Observatório da Atenção Primária à Saúde: Contribuições para o acesso às informações de saúde do Brasil

Taller | En línea

Sobre el evento

O objetivo da oficina é contribuir para o acesso às informações de saúde do Brasil com a apresentação da plataforma online Observatório da Atenção Primária à Saúde (https://observatoriodaaps.com.br/), um projeto da Associação Umane.
Tem como público-alvo gestores de políticas e programas, profissionais da saúde, jornalistas, instituições do terceiro setor, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em informações sobre saúde.
O evento será online, em português, com duração de 1h30, e terá o formato de oficina.
A apresentação inicial passará rapidamente por todos os recursos oferecidos pela plataforma, com o intuito dos participantes conhecerem e poderem escolher quais usos farão do Observatório.
Na sequência serão propostas atividades aos participantes, de realização de diagnósticos temáticos ou territoriais que utilizem o site como fonte de informações. A atividade simulará a implementação ou necessidade de uma política pública. Podendo o participante indicar ter um projeto de referência e estudar possíveis territórios para implementação, ou fazer a realização de um diagnóstico territorial, indicando suas principais necessidades.
Ao final, será proposto um momento de discussão, onde os participantes poderão compartilhar as análises produzidas com o grupo.
A oficina será liderada por Erika de Souza Lopes, especialista em monitoramento e avaliação na Umane, e, também, responsável pelo projeto do Observatório. Também participarão da condução do evento Monique Moura, analista de projetos na Umane, Fabiana Ferraz, analista de projetos na Umane, e Fabiana Mussato, coordenadora de projetos na Umane. A depender do número de inscritos, outras pessoas também poderão participar.
Observações importantes sobre o Observatório da Atenção Primária à Saúde:
- É uma plataforma online que visa contribuir para o acesso às informações de saúde do Brasil, com foco em doenças crônicas não transmissíveis, fatores de risco e Atenção Primária à Saúde. O diferencial do site é permitir um acesso fácil e amigável a diferentes informações públicas de saúde, envolvendo tanto informações sobre dados e indicadores como sobre documentação relevante sobre esses temas foco.
- A parte de dados e indicadores está organizada em quatro blocos temáticos: (i) dados socioeconômicos, que permitem uma contextualização geral, que extrapola a temática da saúde; (ii) condições crônicas priorizadas, com destaque para 11 doenças crônicas não transmissíveis de grande prevalência e com alguma possibilidade de atuação da Atenção Primária à Saúde, seja na prevenção, início de diagnóstico ou encaminhamento; (iii) fatores de risco modificáveis, com informações sobre alimentação, realização de atividade física, uso de tabaco ou álcool; (iv) Atenção Primária à Saúde, com informações específicas sobre acesso, cobertura, equipe e etc. Sempre que possível, as informações são disponibilizadas para Brasil, Unidades da Federação e Municípios, e podem ser consultadas a partir de quadros, gráficos, tabelas, mapas.
- Já a parte da biblioteca virtual, será lançada apenas em abril, ela sistematiza documentos sobre condições crônicas priorizadas, fatores de risco modificáveis e atenção primária à saúde. As informações estão organizadas em quatro coleções: (i) documentos científicos, como artigos, teses e dissertações; (ii) Documentos Umane e Parceiros, que reúne diversos materiais produzidos a partir do apoio da Umane à iniciativas de prevenção de doenças e promoção da saúde; (iii) base de dados, considerando as principais bases de dados públicas brasileiras sobre informações de contexto, doenças crônicas não transmissíveis e fatores de risco; (iv) documentos de referência, que trazem legislação, relatórios de órgãos regulatórios e normas.

Presentador/a

Nombre Título Biografía
Erika de Souza Lopes Economista, Doutora em Educação Economista pela PUC SP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp e doutora em Educação pela USP. Especialista em monitoramento, pesquisa e avaliação de projetos sociais e políticas públicas. Atualmente é especialista em monitoramento e avaliação na Associação Umane.

Temas

Evaluadores Responsables de la toma de decisiones Medio Evaluación y cambio transformacional: Equilibrando ambición y realismo Salud M&E para audiencias no tradicionales Política pública

Detalles del evento

Iniciar sesión