A influência do pensamento freiriano na Avaliação: autodeterminação, justiça social e sustentabilidade

Événement en ligne

À propos de l'événement

A avaliação empoderadora visa a mudança da realidade das diferentes partes interessadas por meio da apropriação do conhecimento. A reflexão aqui proposta pretende abordar o papel da avaliação na construção de uma educação transformadora, nos diferentes contextos de complexidade social e operacional de projetos, programas e políticas públicas. Por isso, será necessário trazer abordagens sobre o propósito avaliativo, a importância da produção de conhecimentos, o pensamento crítico, a colaboração e a autonomia. Esse diálogo será tecido com base em autores do universo da avaliação que tenham pontos em comum com a pedagogia freiriana.

Conférenciers

Nom Titre Biography
Taiana Jung Os princípios pedagógicos da avaliação inspirados em Paulo Freire e  implementados na avaliação externa do projeto Telessala Maré Atua há 15 anos nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa, formação, avaliação e ESG com foco em processos participativos. É Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisa Social (ENCE/IBGE), Mediadora de conflitos (EMERJ) e Geógrafa (UFF).
Rosalina Maria Soares Centenário de Paulo Freire e a pedagogia da avaliação: incluir para tranformar Atua há 20 anos na agenda de monitoramento e avaliação de projetos educacionais. É mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas, Planejamento, Monitoramento e Avaliação.
Thomaz K. Chianca Os princípios pedagógicos da avaliação inspirados em Paulo Freire Consultor internacional em avaliação, com 25 anos de experiência em 27 países atuando, principalmente, no 3o Setor. PhD em avaliação (Western Michigan University), Mestre em Saúde Pública (University of North Carolina), e Cirurgião-Dentista (UFRJ). Conselheiro da RBMA e do Fast Forward Fund.
Bernardo Menezes Mediador Jornalista, editor e apresentador. Formado pela Universidade de Brasília, foi repórter da TV Globo e da GloboNews por mais de 10 anos, com participação em importantes coberturas como a Operação Lava-Jato e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Desde 2018, atua no Jornalismo Futura jornalismo.
Vitor Félix Os princípios pedagógicos da avaliação inspirados em Paulo Freire e  implementados na avaliação do projeto Telessala Maré Professor popular, atuando em projetos nas favelas da Maré; é artista independente da pintura, da literatura e também é mestre em Letras pela UERJ. Nasceu e vive no bairro da Maré.

Sujets et thèmes

Universitaires Organisations à but non lucratif Secteur privé Grand public Secteur public Professionnels en S & E Étudiants

Detailles de l'événement

Se connecter