Estratégia para Monitorar e Avaliar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos Governos Locais

Table ronde

À propos de l'événement

Os indicadores que compõem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), possuem maior potencial de execução, no âmbito dos municípios, por meio das políticas públicas. Os governos municipais têm sido protagonistas nesse processo, seja pela função que seus servidores têm exercido na implementação e operação de políticas, seja também pelo papel de agentes formuladores de programas e ações inovadoras nos territórios, muitas vezes articulados com as parcerias multissetorias. Dentre as competências técnica-gerenciais destacam-se o emprego crescente de instrumentos de desenho, monitoramento e avaliação de políticas e programas, ancorados em valores públicos imanentes dos documentos normativos e agendas internacionais. Diante desse cenário, novas demandas de formação continuada são necessárias para alinhar, engajar e qualificar servidores, conselheiros, cidadãos e a sociedade civil organizada nas temáticas da Agenda 2030 para que eles possam conhecer e cobrar o poder público no sentido de atingir as metas estabelecidas pela ONU e internalizadas pelos países, estados e municípios.

Conférenciers

Nom Titre Biography
Taiana Jung Mediadora Sócia fundadora da Logos Consultoria. Atua há mais de 15 anos nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa, formação e avaliação com foco em ESG e em processos participativos. Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisa Social (ENCE/IBGE), Conselheira de Administração (IBGC) e Geógrafa (UFF).
Paulo Jannuzzi A importância da Agenda 2030 no desenho das políticas públicas Professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE. Pesquisador PQ/CNPq. Doutor em Demografia pela UNICAMP, Mestre em Administração Pública pela EAESP/FGV, Especialita em Sociedade e Política pelo IESP/UERJ e Graduado em Matemática Aplicada e Computacional pela UNICAMP.
Flavia Speyer Processo estratégico de localização da Agenda 2030 nas diferentes esferas públicas Assessora Técnica da Coordenadoria de Planejamento da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias da Prefeitura de São Paulo
Gabriela Chabbouh Estrutura do curso e a sua contribuição para o processo estratégico de localização da Agenda 2030 nas diferentes esferas públicas Especialista em ODS, Analista de Políticas Públicas na equipe de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo
Thais Brianezi A força das parcerias intra e inter institucional para concepção do curso EAD Jornalista, Doutora em Ciências Ambientais, Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia e Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura de São Paulo.
Clarisse de Almeida Cordeiro Nogueira A força das parcerias intra e inter institucional para concepção do curso EAD Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisadora da Rede Feminista de Juristas. Diretora da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo desde 2021.
Felipe Matsuda Toledo Encerramento Bacharel em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, atualmente é Coordenador de Assuntos Internacionais Multilaterais e Redes de Cidades da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo.

Sujets et thèmes

Universitaires NA-Government Officials Organisations à but non lucratif Secteur privé Grand public Secteur public Professionnels en S & E Étudiants Éducation Systèmes nationaux de S&E

Detailles de l'événement

Se connecter