Assistência Social: Construindo Caminhos para Acabar com a Armadilha da Pobreza

圆桌会议 | Online

About the Event

Recentemente, estudos do Imds apontaram resultados animadores sobre a emancipação de programas sociais e entrada no mercado formal de trabalho das primeiras gerações de crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Bolsa Família. No entanto, ainda há famílias que permanecem sendo atendidas pelas Políticas Sociais brasileiras, mesmo passada mais de uma década.
Pensando nisso, enseja-se uma discussão sobre a necessidade de criar condições para a emancipação sustentada da pobreza por meio da inclusão produtiva - entendida, em sentido amplo, como o conjunto de ações de promoção do direito ao trabalho e consequente aumento do poder aquisitivo das famílias. Por isso, sob essa ótica, propomos refletir sobre os serviços e programas atrelados à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) —e, em particular, aqueles que são operacionalizados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). O foco destas reflexões será tanto positivo como normativo, isto é, será dada ênfase a como estes serviços e programas dão suporte às políticas sociais e como eles poderiam funcionar como um atendimento mais eficaz das famílias em vulnerabilidade social, permitindo que se trace um roteiro de vida e um projeto de emancipação.
Em paralelo, um estudo que estamos desenvolvendo, com base em evidências científicas e em experiências de sucesso na elaboração de protocolos de atendimento às famílias vulneráveis, propomos a discussão desse tema nesta roda de conversa, buscando propostas para o desenvolvimento de capacidades na Assistência Social.
Listamos algumas questões de interesse como pano de fundo para o painel:
1. O que o CRAS faz? E o Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)? De que forma eles contribuem para a inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade?
2. Quanto custa o que o CRAS faz?
3. Como medir a qualidade do que o CRAS faz?
4. O que o CRAS deveria fazer? Existem casos de sucesso? Como fazem? Podem ser multiplicados?
5. Como viabilizar que o CRAS faça o que deveria fazer e não o que faz?
6. O que caberia a diferentes instâncias governamentais no apoio ao funcionamento dos CRAS?

Speakers

名称 标题 Biography
Paulo Tafner Diretor-Presidente Imds Economista com doutorado em Ciência Política (Iuperj / University of California San Diego, UCSD). É pesquisador associado da FIPE/USP. Quando pesquisador do Ipea, foi coordenador do Grupo de Estudos Previdenciários daquele Instituto. Ocupou os cargos de subsecretário-geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, diretor do IBGE e superintendente da ANAC. Deu aulas no programa de mestrado e na graduação de Economia da Universidade Candido Mendes e na graduação de Economia da PUC-SP. Já publicou mais de duas dezenas de artigos em revistas científicas do Brasil e do exterior. É autor e organizador dos livros “Reforma da Previdência: debates, dilemas e escolhas” (2005), “Demografia: a ameaça invisível” (2010), “Caminhos trilhados e desafios da educação superior no Brasil” (2014), “Reforma da Previdência: a visita da velha senhora” (2015) e “Reforma da Previdência: Por que o Brasil não pode esperar?” (2018).
Andrezza Rosalém Vieira CEO e Co-founder da Oppen Social Sócia fundadora da Oppen Social. Graduada em Ciências Econômicas, mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Na Oppen Social tem liderado a área de Estratégias. Esteve à frente do Instituto Jones dos Santos Neves e da Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do estado do Espírito Santo entre 2015 e 2018 onde liderou a implementação do SiMAPP – Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Dedica-se à realização de estudos e pesquisas nas áreas de desigualdade social, educação, pobreza, mercado de trabalho e avaliações de políticas públicas no Brasil e na América Latina.
Laura Muller Machado Professora do Insper Mestre em economia aplicada pela Universidade de São Paulo, é professora e pesquisadora no Insper. Coordena a Trilha de Políticas Públicas da graduação e dos Programas de Pós-Graduação lato sensu: o Programa Avançado em Gestão Pública (PAGP) e o Master em Gestão Pública (MGP). Em 2022 foi Secretária do Desenvolvimento Social no estado de São Paulo. Trabalha com geração, interpretação e comunicação de evidência científica para a formulação e avaliação de política pública.
Ricardo Paes de Barros Professor Titular do Insper Graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com mestrado em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e doutorado em Economia pela Universidade de Chicago. Pós-doutorado pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale. Integrou o IPEA por mais de 30 anos, dedicando-se aos temas desigualdade e pobreza, mercado de trabalho e educação. Foi subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente, é professor do Insper e pesquisador do Centro de Evidências da Educação Integral e do Núcleo Ciência pela Gestão Educacional.

Moderators

名称 标题 Biography
Giovanna Ribeiro Coordenadora de Projetos Imds Mestre em economia pela PUC-Rio, possui bacharelado também em economia pelo Ibmec/RJ. Atuou como pesquisadora no Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados (FGV EESP Clear), foi consultora no Banco Mundial, em Washington DC, e coordenadora-geral na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, do Ministério do Desenvolvimento Social, além de ter prestado consultoria para diversas empresas do terceiro setor. Possui experiência em monitoramento e avaliação de impacto, com particular interesse em temas ligados ao desenvolvimento econômico.

Topics and Themes

Decision makers 专家学者 Civil Society Evaluation and transformational change: balancing ambition and realism Poverty Public Policy

活动详情

Login