Por avaliações menos desiguais: compartilhando experiências

Table ronde | En ligne

À propos de l'événement

A mesa proposta visa uma reflexão sobre a capacidade dos projetos, e de suas respectivas avaliações, contribuírem para uma sociedade mais diversa, mais democrática e menos desigual. Para isso, vamos reunir algumas organizações parceiras da H&P, na área de monitoramento e avaliação, para, inspirada nas 4 diretrizes da publicação + Avaliação - Desigualdades, organizada pelo GIFE e a RBMA, criar uma articulação com as experiências das instituições na temática e as perspectivas da publicação. 
Nossas apresentações:
1. Avaliação democrática e transparente: Maria Cecília Souto Vidigal – A importância e as vantagens de investir em avaliação
2. Avaliação intercultural e inter-identitária: CEERT – Avaliação para uma abordagem antirracista
3. Avaliação interdisciplinar e inter-saberes: iungo – Olhares para saberes e práticas locais, um enfoque desde a Amazônia
4. Pedagógica e reformadora: H&P – A importância de avaliações atentas à diversidade: experiências da consultoria
O debate fica por conta de Wesley Matheus.

Conférenciers

Nom Titre Biography
Juliana Vasconcelos Coordenadora de Monitoramento e Avaliação da H&P Socióloga (UFMG-2008), Mestre em Demografia (UFMG-2012) e Doutora em Demografia (UFMG-2017). Foi ganhadora do Prêmio Capes de Tese, na área de Demografia e Planejamento Urbano e Regional, com tese na temática da Saúde Sexual e Reprodutiva e dos Direitos Reprodutivos. Atua como consultora da H&P desde 2017, coordenando os projetos da área de Monitoramento e Avaliação, atuando com clientes como Porticus, PNUD, BID e SEPLAG/ Acre, Fundação Roberto Marinho (FRM), Fundação Itaú Social, Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Profissional com larga experiência em monitoramento e avaliação de projetos, coleta e análise de dados quantitativos e qualitativos, elaboração, monitoramento e avaliação de indicadores populacionais, demográficos e realização de diagnósticos sociais. Atuou também como assistente de monitoramento das políticas de prevenção à criminalidade do Estado de Minas Gerais no Instituto Elo, como coordenadora de equipe e pesquisadora no Laboratório de Estimativas Demográficas do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar-UFMG) e como docente do mesmo centro.
Karina Fasson Gerente de Conhecimento Aplicado da FMCSV Mestre em Sociologia na Universidade de São Paulo, tendo desenvolvido pesquisa sobre relações raciais na infância no ambiente escolar. É especialista em Gestão Pública pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2014), e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2011). Foi assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas entre 2016 e 2017 e membro fundador do corpo editorial da Revista Primeiros Estudos, revista de graduação em ciências sociais da Universidade de São Paulo. Seus temas de investigação são: relações raciais, infância, Lei 10.639/03, políticas educacionais, desigualdades educacionais.
Joana Rennó Diretora de Estratégia e Implementação do Instituto iungo É Diretora de Estratégia e Implementação do Instituto iungo, organização do Terceiro Setor atuante em todo o Brasil, com foco no desenvolvimento profissional de educadores. Sua graduação, pós-graduação e mestrado são em Comunicação e, ao longo de sua experiência profissional, atuou em diversas ações de direção estratégica e criativa, em empreendimentos culturais, audiovisuais e de educação.
Lara Santos Ceert É assessora Educação do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com pesquisa sobre educação Antirracista. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: Literatura Afro-brasileira; Literatura Brasileira; Mediação de Leitura; Formação de professoras e professores; Educação Popular; Cursinhos Populares; Educação para as Relações étnico-raciais.

Moderators

Nom Titre Biography
Wesley Matheus Cientista social e político, Bacharel em Ciências Sociais e Mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no Brasil. Nos últimos anos, tem liderado projetos e equipes na América Latina e África relacionadas à pesquisa e inovação, planejamento estratégico, democracia digital, conformidade e análise de risco, monitoramento e avaliação, gestão do conhecimento, política pública e análise de políticas. Também leciona nas mesmas áreas de conhecimento mencionadas.

Sujets et thèmes

Évaluateurs Utilisateurs de l’évaluation Société civile Éducation Évaluation participative/communautaire/collaborative Politique publique

Detailles de l'événement

Se connecter